top of page

Fragmentos...

...Como mãe e monitora de meu lar, creio que exerci a minha responsabilidade dentro de minhas possibilidades.

Mas, quando meu ultimo filho formado em medicina foi embora, percebi que ao meu redor, existiam apenas paredes frias sem objetivo.

Confundindo as dores do corpo com o vazio de minh'alma, fui ao fundo do poço em profunda depressão. - Para esse caminho existem duas opções: ou você volta a vida ou você morre.

E, assim, apareceu a aquarela.

A princípio o domínio das águas foi insuportável, nada batia com nada e nada conseguia. Optei por deixar de lado.

Tempos depois fui convidada por um professor vindo da Norte-América para retomar o que eu já não queria. - Tranquilamente esboçando uma casinha aqui, uma florinha ali, foram aparecendo projetos de aquarelas, e, nunca mais parei. - Já as faço a algum tempo, tendo algumas exposições coletivas e individuais e também levado trabalhos para Madrid...

A inglaterra pelo que se sabe foi o berço da aquarela. Citamos o fato no final do séc. XV Dürer, produziu pinturas de paisagens notáveis, em tintas solúveis em água.

No séc. XVIII Turner permitiu que as pinturas em aquarelas fossem vistas como verdadeiras obras de arte, em vez de simples desenhos coloridos de estudos para pinturas a óleo.

Podemos citar Kandisk também que fez as primeiras abstratas, Cézanne, no seu estilo trabalhou mais de 200, e tantos e tantos outros curiosos, como o Príncipe Charles da Inglaterra.

Na Europa, Estados Unidos, Canadá artistas dessa pintura, sobrevivem de seus trabalhos.

Por experiência sei do pouco que é oferecido no Brasil.

E as perguntas mais comuns são: ... é durável? Por que galerias relutam muitas vezes?

Acredito que um aquarela bem cuidada tenha vida longa tanto quanto um quadro a óleo. - É como se fosse um tesouro, luz excessiva, calor, umidade, vento são inimigos mortais.

Ao artista cabe lucidez de usar tinta de qualidade, assim como papel próprio (existem de até 600mg de gramatura Fabrisno, Arches, Montval, etc...).

o que torna aceitável um quadro é a paixão com que é feito estudos de luz e sombra, perspectiva, seriedade diante de seu fazer contínuo, passando confiança aos que lhe buscam.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page