top of page

Santa Teresa ganha espaço de arte e história

O Memorial Casa do Cedro é um espaço de promoção da arte, cultura e da preservação da memória da cidade e da Família Broilo, Loureiro, Ribeiro e Vervloet.

Um espaço amplo, de bom gosto dividido em 7 salas, cada uma com sua característica histórica e artística.

O espaço se dispõe a sediar eventos cerimoniosos como desfile de moda, debutantes e podendo também servir à seminários e palestras.

De acordo com Myrian Loureiro o Memorial Casa do Cedro surgiu como forma de compartilhar a história da família, do patriarca Licínio de Oliveira Loureiro e seu trabalho como artista plástica aquarelista.

O Memorial Casa do Cedro guarda os registros da história que se passou aqui nessas terras, antes denominada apenas de "Colônia", estilo de vida dos imigrantes, seus costumes, utensílios, ferramentas, casamentos e aventuras registrados em documentos fotos e objetos do século XXIX e XX. Destaque para o mobiliário de rara beleza feito de madeiras nobres que compunham um cenário de vida diferente do que vivemos hoje.

Sala Licínio de Oliveira Loureiro

Espaço dedicado ao patriarca da família. Foi prefeito da cidade, eleito na década de 60 uma das 30 personalidades que pensaram no futuro da cidade. Plantou o Cedro do Memorial.

Sala Myrian Loureiro

Essa sala hospeda as telas premiadas da aquarelista Myrian Loureiro.

Sala Casa do Cedro

Aqui estão expostos os utensílios usados no século XXIX e XX pelos familiares que viveram no local até o presente.

Sala da Madrinha

O espaço preserva a memória de Nair Vervloet.

Sala Penha

Objetos e fotos da Penha, origem do município, onde está construída a primeira das 55 capelas de Santa Teresa, a igreja de Nossa Senhora da Penha.

Auditório Tabajara Ribeiro de Oliveira

Auditório para cursos e palestras.

Cantinho da Itália

O espaço expõe obras e peças do país de origem dos imigrantes que desbravaram e colonizaram essas montanhas.

Caminho da Colônia

Aqui o visitante poderá vivenciar o ambiente natural, o contato com a natureza e as ferramentas usadas na roça no início da imigração.

Um caminho, uma trilha entre trepadeiras, utensílios que transpiram história, um caminho de casa de fazenda. com árvores frondosas, flores, hortas e frutos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page